Subscribe Now
Trending News
27 abr 2024

Turismo Arquitetônico

Blog Posts

Arquitetura

UDESC Arquitetura e Urbanismo 

Um dos mais renomados cursos de arquitetura e urbanismo do Brasil, oferecido pela UDESC de Laguna. Reconhecida internacionalmente pela excelência de seu ensino, esta instituição proporciona aos interessados a oportunidade de explorar uma riqueza de recursos relacionados à cidade de Laguna. O campus da UDESC…

Arquitetura

Ponte Anita Garibaldi 

A Ponte Anita Garibaldi, situada em Laguna, é uma notável obra de engenharia que merece destaque. Classificada como a segunda maior ponte estaiada em curva de todo o Brasil, esta imponente estrutura se estende por uma impressionante extensão de 2,8 quilômetros, oferecendo uma pista dupla…

Arquitetura

Casa Candemil Arquivo Público 

A Casa Candemil, uma magnífica construção erguida no final do século XIX, tomando como inspiração as majestosas quintas portuguesas, passou por uma meticulosa restauração, uma empreitada que contou com o valioso apoio da Prefeitura Municipal. Na década de 1990, a Casa Candemil ganhou um novo…

Arquitetura

Clube Congresso 

O Clube Congresso Lagunense é indiscutivelmente um dos três clubes mais influentes e históricos que desempenharam um papel essencial na revitalização e dinamização do Centro Histórico de Laguna. Sua fundação remonta ao dia 27 de janeiro de 1889, quando um grupo de visionários homens, impulsionados…

Aprendizagem e Vivencias

Mercado Público 

Em janeiro de 1897, o Mercado Público Municipal foi inaugurado proporcionando aos comerciantes que trabalhavam próximos ao cais um espaço fechado e coberto para realizar seus negócios. Quarente e dois depois, no dia 20 de agosto de 1939, o prédio sofreu um incêndio, restando apenas…

Aprendizagem e Vivencias

Biblioteca Municipal 

A casa onde atualmente é a sede da biblioteca foi considerada a mais rica e imponente do centro histórico no ano 1864, foi erguida para abrigar a família do coronel Manoel Martins, rico mercador que ganhava dinheiro na navegação. Na época, o primeiro porto de…

Aprendizagem e Vivencias

Cine Teatro Mussi 

O Cine Teatro Mussi, projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau, a pedido do proprietário João Mussi, começou a ser construído em 4 de abril de 1947, com inspiração no estilo arquitetônico art dêco. A inauguração aconteceu em 17 de dezembro de 1950, com a…

Aprendizagem e Vivencias

Praça Vidal Ramos 

   Em 1915, Laguna foi transformada com uma das primeiras obras de urbanização no Centro, na inauguração do Jardim Calheiros da Graça, fruto do trabalho de José Guimarães Cabral e Ataliba Rollin, entre outros. O chafariz foi construído por Marcos Gazola na área central, continua…

Arquitetura

Mirante do Morro da Glória 

   No Centro Histórico, um dos pontos turísticos está rodeado de verde: o Morro da Glória, com 128 metros de altura, área de preservação ecológica e uma das vistas mais belas da cidade.    No século XVIII, quando ainda não existiam os Molhes da Barra,…

Arquitetura

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos 

   Em 1696, Domingos de Brito Peixoto ergueu uma capela de pau a pique em devoção à Santo Antônio dos Anjos. A atual igreja começou a ser erguida em 1735, pois a comunidade crescia e não haviam mais lugares para abrigar todos os fiéis durante…

Arquitetura

Morro da Glória 

Possui 126 metros de altura e é o local mais alto da cidade, por isso é procurado para observação panorâmica da cidade, praias, lagoas, etc. Possui ainda uma imagem de Nossa Senhora da Glória. Horário de atendimento: Contatos: turismo@laguna.sc.gov.br Secretaria de Turismo : 48 3644-2126…

Aprendizagem e Vivencias

Museu Histórico Anita Garibaldi 

   A construção do Paço do Conselho foi iniciada em 1735 e finalizada no final do século XVIII, com o seu alicerce e suas paredes foram erguidas com areia, pedras e cal, oriundo dos sambaquis, onde as conchas foram trituradas e misturadas com o barro….

Arquitetura

Farol de Santa Marta 

     As 17h06min21seg do dia 11 de junho de 1891, uma luz foi acesa e transformou uma pacata vila de pescadores. O Farol de Santa Marta, projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, tornou-se símbolo turístico para Laguna e um aviso aos navegantes.  Os 142…

Aprendizagem e Vivencias

Marco do Tratado de Tordesilhas 

   O tratado firmado em 4 de junho de 1494 entre Portugal e Espanha na cidade espanhola de Tordesilhas tinha como objetivo resolver os conflitos territoriais relacionados às terras descobertas no final do século XV. Como resultado do acordo, foi traçada uma linha imaginária à…

Aprendizagem e Vivencias

Casa Anita Garibaldi 

Foi nessa casa que Anita Garibaldi vestiu-se para o seu primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar, em 1835. A casa típica colonial luso brasileira foi construída por volta de 1711. Atualmente, o prédio funciona como museu, com um acervo que lembra a…

Aprendizagem e Vivencias

Casa Pinto D”Ulysséa 

Na parte norte do Centro Histórico, ao pé do morro da Fonte da Carioca, uma casa branca e janelas azuis, com azulejos pintados a mão, leva o visitante para uma cidade portuguesa do século XVIII. A popular casa Pinto D’Ulysséa tem as características da arquitetura…

Aprendizagem e Vivencias

Fonte da Carioca 

   No início da sua colonização, Laguna tinha três fontes de água que abastecia a cidade. A fonte da Figueirinha, Campo de Fora e da Carioca, esta última a única preservada ainda hoje. No pé do morro, a fonte é abastecida de água mineral, comprovado…