Com muitas perguntas, curiosidade e na expectativa para atingir boas notas, crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio chegam todas as semanas em Laguna. O turismo pedagógico movimentando o centro histórico. Escolas de toda a região promovem viagens dentro do calendário escolar. Os grupos são atendidos pela Associação de Guia de Turismo do município, integrada por profissionais cadastrados no Ministério do Turismo e na Secretaria de Turismo. O objetivo é de proporcionar uma experiência transformadora de ensino, fora do ambiente da sala de aula, além de ser objeto de notas e provas. É um tipo de ensino que agrega experiência, vivência e transformação aos estudantes. Por semana, são recepcionadas média de sete excursões das cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cada grupo com 30 pessoas, entre professores e alunos. Os ônibus ficam estacionados em local diferenciado e os alunos percorrem o centro histórico a pé, com edificações tombadas, datadas dos séculos 17 e 18. O Farol de Santa Marta e Molhes da Barra integram o passeio pedagógico. O Museu Anita Garibaldi, na praça da República, é um dos primeiros visitados. Marco da história da cidade, palco de revoluções e presta homenagens à heroína de dois mundos: Anita Garibaldi. Segundo o Ministério do Turismo, a proposta do turismo pedagógico, foi o nicho de mercado que mais que dobrou nos últimos cinco anos, está proporcionando uma experiência transformadora de ensino, fora do ambiente da sala de aula. O presidente da Associação, Antônio Carlos de Oliveira, esclarece sobre a lei municipal nº 1807, de 1º de junho de 2015. “É expressamente vedado aos grupos ou excursões de turistas, mesmo que acompanhados de Guias, quando em visita ao município, dispensar a prestação do serviço de Guia de Turismo Regional devidamente cadastrado na Secretária Municipal de Turismo de Laguna”.

Horário de atendimento:

Contatos: